Alerta: Motorista tendem a ter colesterol alto!

Calcula-se que no Brasil os números de pessoas com colesterol alto chegam a 320 mil mortes registradas, a maioria relacionada a doenças cardiovasculares.

De acordo com o Ministério da Saúde 30% da população tem Colesterol Alto, este número chega a 77 milhões de pessoas com dislipidemia e os índices só crescem nos últimos anos por conta de maus hábitos alimentares em especial causado por rotinas estressantes onde o trabalhador não tem tempo para fazer uma refeição saudável.

Motoristas com colesterol altoPor isso algumas profissões são consideradas mais propicias para o desenvolvimento de altos índices de colesterol na população, uma destas profissões é a de motorista.

Os motoristas passam boa parte do tempo no trânsito ou cruzamento, enfrenta situações adversas e enfrentam longas jornadas de trabalho, falta de atividade física e consumo de alimentos não saudáveis estão entre as práticas mais comuns que resultam em danos para a saúde e bem-estar destes trabalhadores.

E não é só o motorista de ônibus e outros transportes públicos nas grandes cidades que sofrem com os maus hábitos alimentares, os motoristas de caminhão, por exemplo, costumam pular refeições e se alimentar com quitutes para chegar mais rápido ao destino.

Quando falamos de motoristas o consumo de coxinhas e lanches rápidos são os principais vilões causadores de colesterol alto.

Conheça um pouco mais sobre o que é colesterol

Exame de Colesterol

Colesterol altoProfissionais da saúde recomenda que aos 20 anos as pessoas comecem a checar o seu colesterol.

O colesterol pode causar muitas complicações e é uma doença que não tem sintomas, os sintomas descritos de incidência do colesterol podem ser de fadigas e dificuldade para respirar.

Mas a maioria dos sintomas do colesterol só aparecem quando uma doença grave está instalada, com o entupimento das artérias e doenças cardiovasculares.

É necessário identificar o colesterol o quanto antes, pessoas obesas, diabéticas e com pré-disposição genética tendem a ter colesterol alto por isso devem fazer o exame, crianças nestas condições também, a alimentação também é uma vilã dos altos índices de colesterol, coxinhas e outros quitutes populares são ricos em gorduras trans e podem agravar o problema.

Por isso, antes de sair tomando algum remedio para colesterol, é importante identificar os motivos que fazem o seu colesterol aumentar.

Para muitas pessoas, uma simples mudança na alimentação já é o suficiente para melhorar esse quadro.

O Colesterol Ruim (LDL)

O LDL é uma lipoproteína responsável pelo transporte do colesterol do fígado para o intestino, apesar da fama de mau é o LDL que produz diferentes tipos de hormônios, Vitamina D e Ácido Biliares que ajudam na digestão das gorduras.

Para a maior parte das pessoas um LDL a baixo de 100 é considerado saudável, o LDL é responsável pelo depósito de gordura nas paredes das artérias por isso altos índices de LDL significam que as artérias estão sendo entupidas e isso não é bom, pois podem causar vários problemas como o AVC.

Colesterol Bom (HDL)

O HDL corresponde a 1/3 do colesterol do sangue, funciona limpando e eliminando o triglicérides e LDL dos tecidos e vasos sanguíneos o que impede a formação de placas de gordura, gorduras saudáveis como azeite de oliva, abacate e exercícios físicos ajudam a aumentar o HDL e eliminar o acumulo de gordura do sangue.

Triglicérides

O excesso de calorias açúcar e álcool é transformado em triglicérides no organismo, o triglicérides é um tipo de gordura carregada no sangue e armazenada nas células.

As pessoas acima do peso, sedentária, fumantes e alcoólatras tendem a ter altos índices de triglicérides já que principalmente o cigarro prejudica e entope as artérias causando prejuízo e dificultando a eliminação de gorduras.

Colesterol total

O Colesterol total é a soma dos níveis de LDL, HDL e VLDL, para ser considerado saudável o Colesterol Total tem que estar a baixo de 200, acima disso há risco de doenças relacionadas ao aparelho cardiovascular, doenças coronarianas, entupimento de artérias e até o infarto causado por altos índices de colesterol.

Colesterol proporcional

O colesterol proporcional é uma outra forma de medir o risco cardíaco, no cálculo do colesterol proporcional se divide o HDL pelo colesterol total, a proporção recomendada pelos médicos é de 4 para 1 como resultado do cálculo do colesterol proporcional.

Calculo do colesterol na dieta

A quantidade recomendada para a ingestão de gordura na dieta é de 30 miligramas para pessoas saudáveis e 200 miligramas para pessoas com risco de colesterol.

Apesar deste cálculo não ser significante para saber os níveis de colesterol, pode se conseguir bons resultados na dieta calculando a quantidade de gordura dos alimentos que vai consumir.

Para grande maioria das pessoas que tem problemas de colesterol a grande vilã é a gordura trans presente nos alimentos industrializados.

A comida caseira é muito mais saudável do que a comida industrializada tem menos gordura.

Você sabia que existem alimentos industrializados que comportam o total de gorduras diária em uma única porção? Por isso, fique atento! 🙂

Veja o vídeo abaixo onde se fala sobre os riscos da gordura trans para o ser humano:

Colesterol familiar

As pesquisas comprovam que o colesterol familiar ou de origem genética são os mais perigosos para a saúde.

O colesterol adquirido pela má alimentação ocorre com menos incidência, porém é depois de identificado o problema é possível de tratar o colesterol apenas com dieta reduzindo a gordura, a dieta é fundamental para vida saudável de quem tem colesterol.

Gostou do artigo? Não pare por aqui, também leia o artigo anterior onde falamos sobre como o sono pode afetar a profissão do motorista.